Em instalações antigas encontramos facilmente luminárias com um baixíssimo fator de potência, chegando em alguns casos a valores perto de 0,5.
Além de reatores com baixo FP, encontramos luminárias que aproveitam uma parcela pequena da luz produzida pela lâmpada, ou seja, um rendimento muito baixo de luxes por Watts consumido.
Em alguns casos, o aproveitamento dessas luminárias se torna necessário devido a motivos de beleza ou necessidade economica.
Para que isso ocorra é necesário fazer o Retrofit do conjunto.
Para resolver o problema do baixo fator de potência, faz-se a substituição do reator eletromecânico por um reator eletrônico com um FP de aproximadamente 0,98.
As lâmpadas também devem ser substituídas por lâmpadas modernas de alta eficiência.
Para melhorar o conjunto da luminária, a mesma deve ser limpa, pintada se for o caso, e instalados refletores para o máximo aproveitamento da luz produzida pela lâmpada. Existem no mercado fitas "espelhadas" que se prestam muito bem para esse fim.
Outro ponto que pode ser melhorado são as lentes dessas luminárias. A substituição de lentes opacas por lentes mais transparentes melhoram o nível de iluminação do ambiente.
Quase sempre é possível melhorar a iluminação do ambiente e simultaneamente reduzir os gastos em KWh.